Racismo elementos conceituais e históricos

Conteúdo principal do artigo

David Pimentel Barbosa de Siena
Roberto Santos da Silva

Resumo

Em breves linhas os autores elaboram uma análise historiográfica e conceitual do racismo no Brasil. Os conceitos de raça e etnia são delimitados de modo a bem diferenciá-los. Com relação ao principal objeto do racismo no país, o negro, é também desenvolvida uma reflexão de seu conceito. O darwinismo e racismo científico são colocados à tona para demonstrar que a ideologia de classificar e hierarquizar as raças alçou status de "ciência". Por fim, são diferenciados os conceitos de preconceito, racismo e discriminação, a demonstrar o ciclo dessa forma de violência.

Detalhes do artigo

Seção
Parte II - Direito & Sociedade
Biografia do Autor

David Pimentel Barbosa de Siena, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor de Direito Penal da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor de Criminologia da Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL). Doutorando e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Delegado de Polícia do Estado de São Paulo (PCSP).

Roberto Santos da Silva, Universidade Anhanguera

Delegado de Polícia do Estado de São Paulo (PCSP). Professor de Metodologia da Pesquisa Científica da Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL) e Direito da Universidade Anhanguera (UNIA). Especialista em Ciências Criminais  e Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestrando em Direito pela Universidade Santa Cecília.