ESG - reviravolta oportuna nos investimentos em infraestrutura evolução, enfoque sistêmico e resiliência na busca de cenários de desenvolvimento sustentável

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Prof. Ph. D. Claudio R. Contador
Dra. Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira
Prof. D. Sc. Sergio Iaccarino

Resumo

Existe uma diferença fundamental entre modismo e relevância permanente. Assim como a logística - na origem um termo de âmbito estritamente militar, hoje com grande amplitude - a trilogia ESG (Environment, Social e Governança), possibilita uma envoltória nos projetos, ao tratar ambiente, aspectos sociais e de governança de forma harmônica e equilibrada, situação negligenciada anteriormente. É evidente não ser modismo e sim adequação dos projetos de infraestrutura. Sendo assim, ao tratar dos reflexos de assumirmos uma metodologia ESG, enquanto se evidenciam as oportunidades para o setor de infraestrutura de transportes, devemos visualizar com clareza que - a exemplo de uma competição como o salto em altura dos jogos olímpicos, na qual a barra a ser ultrapassada (métrica) vai sendo aumentada à medida do sucesso em transpô-la pelos atletas - a exigência da trilogia ESG também vai sendo ampliada, com exigências de modernidade. Nesta pesquisa, é apresentada análise evolutiva do tripé ESG e sua utilização nos projetos, considerando - de forma agregada, sistêmica e sinérgica - que o limiar de bons projetos deva ser representado por bons contratos administrativos. Assim - e de forma inovadora - se vincula a metodologia ESG à recente lei 14.133 de 01/04/2021, a qual, já sintonizada com a nova realidade, abrange artigos sobre a ESG e seus evidentes reflexos nos projetos de infraestrutura. Este estudo efetiva uma abordagem da ESG, analisando sua essência e elementos motivacionais para inserção nos projetos, almejando inspirar outros trabalhos técnicos, tendo em vista que sua utilização é e será uma incontornável exigência nos cenários atuais e futuros, não somente pela abordagem adequada à realidade, como também em termos de oportunidades de surgimento de ótimos projetos para o setor de infraestrutura de transportes, considerando sua inserção no quadro de desenvolvimento sustentável.

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Artigos
Biografia do Autor

Prof. Ph. D. Claudio R. Contador, Strong Business School

Economista, Ph.D. em Economia, Universidade de Chicago. Coordenador do Grupo ACB – Análise Custo-benefício da SILCON Estudos Econômicos. Professor-pesquisador da Strong Business School. - Contato: diretoria@silcon.ecn.br
Plataforma Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4767525648915555.

Dra. Maria de Lara Moutta Calado de Oliveira, Ministério da Infraestrutura

Engenheira Mecânica, Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/PROPAD), com a tese “Relações contratuais e desenvolvimentos da capacidade operacional em estaleiros brasileiros: uma análise à luz da teoria da agência”. Atualmente, é Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, em exercício no Ministério da Infraestrutura.
Contato: maria.calado@infraestrutura.gov.br
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Prof. D. Sc. Sergio Iaccarino, Ministério da Infraestrutura

Engenheiro Civil, Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Participou do Programa de Pesquisa em “Sistemas Complexos em Logística e Transportes”, no Institut National de Recherche Sur Les Transports et Leur Sécurité (INRETS), na França, onde elaborou a tese “MISTRAL: Modelagem e Integração de Sistemas Inteligentes nas Empresas de Transporte e Logística”. Atualmente, é Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério da Economia, em exercício no Ministério da Infraestrutura. - Contato: sergio.iaccarino@infraestrutura.gov.br
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