Avaliação da gestão da inovação a partir das diretrizes da Norma ABNT NBR ISO 56002 gestão da inovação ― diretrizes Estudo de caso de uma instituição de ensino superior (IES)

Conteúdo principal do artigo

Alexandre Barroso Euzébio
Luciano Schmitz Simões

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a convergência das diretrizes propostas pela norma da ABNT NBR ISO 56002: Gestão da Inovação – Diretrizes, aplicada à gestão estratégica de inovação das IES, confrontando-se a percepção dos coordenadores e diretores dos seus centros e núcleos. Para atingir esse objetivo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica dos conceitos inerentes ao tema da inovação e pesquisa de campo para a coleta e análise dados do objeto de pesquisa, que foi anonimizado para a preservação de dados sigilosos constantes do plano estratégico da IES pesquisada. A abordagem utilizada foi híbrida (qualiquantitativa), instrumentalizada por questionário para a coleta de fontes de evidência do cenário em suas dimensões: cultural, política e estratégica. Foram analisados os itens cujos resultados foram inferiores à média aritmética (<2,5) da escala aplicada (1a 5), investigando suas possíveis causas e o
eventual impacto nos resultados esperados da gestão da inovação na organização em relação à boa condução dos processos e seus resultados. Constatou-se que a dimensão com menores notas de avaliação foi a política, o artigo trouxe então em suas considerações finais as principais diretrizes propostas pela norma que podem ser aplicadas pela organização neste campo a fim de potencializar as ações objetivando melhores resultados da gestão da inovação.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Barroso Euzébio, Strong Business School

Doutorando em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Potência com Ênfase em Automação Portuária pela Escola Politécnica da USP e professor na Strong Business School.

Luciano Schmitz Simões, Strong Business School

Doutor em Ciências Sociais, professor na Strong Business School.