https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/issue/feed Revista Estudos e Negócios Academics 2024-09-04T16:10:31-03:00 Editora - Profa. Dra. Danielle Guglieri Lima en-academics@esags.edu.br Open Journal Systems <p>A Estudos e Negócios Academics é uma revista acadêmica de caráter exógeno e multidisciplinar, de tiragem semestral e que conta com publicações cientifícas ligadas à área de gestão, no meio de diferentes âmbitos.&nbsp;</p> https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/159 Editorial 2024-08-27T19:43:49-03:00 Danielle Guglieri Lima danielle.lima@esags.edu.br 2024-08-23T20:47:14-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/158 A CONEXÃO FOI REESTABELECIDA? 2024-08-27T19:43:49-03:00 Lídia Cruzetta cruzettalidia@gmail.com Leandro Hupalo leandrohupalo.lh@gmail.com <p>Este estudo investigou as estratégias de marketing digital adotadas por microempresas durante a pandemia da Covid-19. Identificaram-se desafios por meio de autodiagnósticos e propuseram-se soluções pelos Agentes Locais de Inovação (ALIs). Avaliou-se o impacto dessas estratégias na produtividade das empresas em comparação com outras abordagens. A pesquisa, qualitativa, descritiva e analítica, utilizou procedimentos de estudo de campo e análise temática dos dados. Focou-se nas 70 microempresas e empresas de pequeno porte (EPP) do Oeste Catarinense atendidas pelo Programa Brasil Mais entre 2020 e 2022. Concluiu-se que as estratégias de marketing digital, combinadas com outras formas de comunicação e pesquisa de satisfação do cliente, foram eficazes para manter a conexão com os clientes durante a pandemia da Covid-19.</p> 2024-08-23T20:32:18-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/160 Os “gatilhos” na tomada de decisão de compra 2024-08-27T19:43:49-03:00 Cibele Marques de Souza en-academics@esags.edu.br Nicolas Giaconto en-academics@esags.edu.br <p>Este artigo aborda a tomada de decisão de compra dos consumidores no ambiente digital, enriquecida pela teoria de Daniel Kahneman sobre os processos de pensamento e tomada de decisão. No contexto atual do comércio eletrônico e das redes sociais, compreender os fatores que impulsionam os consumidores a fazer escolhas online é crucial. A marca desempenha um papel fundamental nesse processo, influenciando as preferências dos consumidores. O artigo propõe explorar os aspectos da tomada de decisão do consumidor online, aplicando os princípios de Kahneman. Além disso, são discutidos vieses cognitivos que<br>podem distorcer a percepção do consumidor, afetando suas escolhas. Por meio de exemplos de empresas que usaram neuromarketing, como FritoLay, Hyundai e PayPal, são destacadas estratégias para entender e influenciar o comportamento do consumidor.</p> 2024-08-23T21:02:27-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/161 Sistema americano no regime de juros simples 2024-08-27T19:43:50-03:00 Gerson Lachtermacher glachter@gmail.com Clovis de Faro cfaro@fgv.br <p>Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento do Sistema Americano, para a capitalização de juros simples, segundo metodologia proposta por<br>Forger (2009), para os sistemas de prestações constantes e para de amortização constates, e por de Faro &amp; Lachtermacher (2023) para a variante do<br>sistema de amortização crescente (SACRE*). Mostramos sua consistência financeira nas datas focais do início e final do financiamento e sua facilidade de implementação.</p> 2024-08-23T21:15:22-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/162 Economia circular e sustentatibilidade – uma visão atualizada 2024-08-27T19:43:50-03:00 Domingos da Silva Biondi en-academics@esags.edu.br Tereza Elisabete Imperiale en-academics@esags.edu.br <p>O atual modelo econômico pautado no modelo linear de produção, resulta no consumo desenfreado da população, na grande geração de resíduos sólidos e na escassez dos recursos naturais. A sustentabilidade começa a receber maior atenção dos ambientalistas e de diversas autoridades governamentais a partir dos impactos negativos causados ao longo do tempo, em especial, pela Revolução Industrial. Desta forma o objetivo geral deste estudo é o de avaliar os modelos de economia circular , bem como os relatórios de sustentabilidade que apresentam a economia circular. Apresentase como forma metodológica o uso da pesquisa<br>qualitativa, com revisão sistemática da literatura. Como conclusões preliminares é possível entender que no estudo observa-se que a economia circular e a sustentabilidade buscam a equidade das três dimensões: ambiental, social e econômica.</p> 2024-08-23T21:24:52-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/163 Como o TikTok tem influenciado a sociedade moderna e quais os seus impactos a curto prazo 2024-08-27T19:43:50-03:00 Nicole da Silva nicole.silva@esags.edu.br Claudio Babenko Gonçalves claudio.goncalves@esags.edu.br <p>Este artigo explora o impacto das redes sociais contemporâneas sobre os jovens, com especial atenção ao comportamento da Geração Z, que está ingressando na vida acadêmica e profissional. Embora a Geração Z seja sociologicamente definida como nascida entre 1990 e 2010, este estudo focará especificamente naqueles nascidos entre 2000 e 2010. Essa segmentação é justificada pela observação das diferentes experiências geracionais: aqueles nascidos em 1990 cresceram em um mundo analógico, enquanto os nascidos a partir dos anos 2000 foram criados em meio a um avanço tecnológico exponencial, com amplo acesso à internet e computadores desde cedo. O termo "redes sociais" abrange uma variedade de plataformas que permitem interações entre pessoas, incluindo Facebook, Instagram e Twitter, mas este estudo se concentrará no TikTok, uma plataforma de vídeos curtos que tem redefinido a maneira como o conteúdo digital é consumido.</p> 2024-08-23T21:37:50-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/164 História da loucura e o modo de pensar foucaultiano 2024-08-27T19:43:50-03:00 Marco Aurélio de Lima en-academics@esags.edu.br <p>O presente artigo se propõe a apresentar aspectos do pensamento de Michel Foucault e trazer uma discussão a respeito de sua obra<br>“História da Loucura na Época Clássica”. Assim, procura-se mostrar como o raciocínio foucaultiano é caracterizado pelo recurso à história como forma<br>de problematizar aquilo que num determinado momento histórico é tido como evidente e inquestionável. No livro “História da Loucura” o autor mostra como a concepção da loucura como doença mental é uma construção que coincide com a apropriação do sofrimento mental pela medicina e pelo surgimento da Psiquiatria.</p> 2024-08-27T16:11:20-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/165 Avaliação da gestão da inovação a partir das diretrizes da Norma ABNT NBR ISO 56002 2024-08-27T19:43:51-03:00 Alexandre Barroso Euzébio alexandre.euzebio@esags.edu.br Luciano Schmitz Simões luciano.simoes@esags.edu.br <p>Este artigo tem por objetivo analisar a convergência das diretrizes propostas pela norma da ABNT NBR ISO 56002: Gestão da Inovação – Diretrizes, aplicada à gestão estratégica de inovação das IES, confrontando-se a percepção dos coordenadores e diretores dos seus centros e núcleos. Para atingir esse objetivo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica dos conceitos inerentes ao tema da inovação e pesquisa de campo para a coleta e análise dados do objeto de pesquisa, que foi anonimizado para a preservação de dados sigilosos constantes do plano estratégico da IES pesquisada. A abordagem utilizada foi híbrida (qualiquantitativa), instrumentalizada por questionário para a coleta de fontes de evidência do cenário em suas dimensões: cultural, política e estratégica. Foram analisados os itens cujos resultados foram inferiores à média aritmética (&lt;2,5) da escala aplicada (1a 5), investigando suas possíveis causas e o<br>eventual impacto nos resultados esperados da gestão da inovação na organização em relação à boa condução dos processos e seus resultados. Constatou-se que a dimensão com menores notas de avaliação foi a política, o artigo trouxe então em suas considerações finais as principais diretrizes propostas pela norma que podem ser aplicadas pela organização neste campo a fim de potencializar as ações objetivando melhores resultados da gestão da inovação.</p> 2024-08-27T16:31:55-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/166 As expectativas dos profissionais da área de finanças quanto aos Impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da Atividade administrativa 2024-08-29T16:08:07-03:00 Rafael Gonçalves Rosa en-academics@esags.edu.br Marcelo Rabelo Henrique marcelo.henrique@esags.edu.br Antônio Saporito en-academics@esags.edu.br Sando Braz Silva en-academics@esags.edu.br <p>Tendo em vista o constante avanço tecnológico, o tema deste estudo foi a expectativa dos profissionais da área de finanças quanto aos impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da atividade administrativa.Objetivava-se constatar quais são os possíveis impactos futuros da tecnologia e indústria 4.0 para as empresas e também para a profissão contábil e administrativa. Foram-se utilizadas análises bibliográficas, uma pesquisa quantitativa<br>no formato survey utilizando a escala de Likert, e entrevistas qualitativa padronizadas. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que: as novas tecnologias podem trazer um custo suficientemente benéfico para que sejam aderidas. Com menos trabalhos manuais, uma maior demanda pode surgir para análise de dados, e também para áreas mais próximas da programação, computação e gerenciamento dos futuros softwares. Os profissionais entrevistados não se sentiram preparados, em suas formações, para lidar com computação e ERP’s. Podem ocorrer demissões, todavia a maioria dos respondentes também se<br>mostraram otimistas quanto ao futuro, acreditando que surgirão mais oportunidades do que riscos. Os profissionais também acreditam que podem ocorrer<br>ganhos financeiro e operacionais crescentes nas empresas conforme adesão de novas tecnologias. Portanto o contador e administrador deve ficar atento para as oportunidades futuras e também deve trabalhar ativamente em reformular suas habilidades e reestruturar a profissão. Propõemse futuras pesquisas acerca do custo de aquisição de um ERP contraposto aos benefícios, e também pesquisas sobre abordagem de tecnologias e ERP’s em escolas de contabilidade e negócios.</p> 2024-08-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/167 A influência da desigualdade racial na ascensão profissional da comunidade 2024-08-27T19:43:51-03:00 Arthur Santana arthur.santana@esags.edu.br Davi Uechi Ibrahim Ribas davi.ribas@esags.edu.br Gabriel Leoni gabriel.penha@esags.edu.br Vinicius de Gouveia Ferreira Nunis vinicius.nunis@esags.edu.br Renato Marcio dos Santos renato.santo@esags.edu.br <p>Com a abolição da escravidão ocorrida há 131 anos, a expectativa era que o recém- libertado povo negro desfrutasse plenamente da liberdade. Entretanto, com o passar do tempo, tornouse evidente que a situação de vulnerabilidade persistia, apenas se transformando e se ocultando. Um dos domínios onde essa vulnerabilidade se manifesta de maneira clara é o âmbito profissional das pessoas negras. As discussões acerca das disparidades salariais, da sub-representação em cargos de liderança e das dificuldades enfrentadas no ambiente corporativo são reflexos inequívocos dessa realidade. Embora tenha havido um aumento na presença de negros nas universidades ao longo dos anos, um estudo divulgado em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que ainda ocupam uma proporção reduzida de cargos de liderança. Adicionalmente, ao alcançarem essas posições de destaque,<br>muitos indivíduos negros enfrentam o desafio de assimilação, uma vez que o ambiente não reflete sua identidade e cultura. Esta análise evidencia a persistência das desigualdades raciais na sociedade, mesmo após um longo período desde a abolição da escravidão. Ela destaca a importância de reconhecer e enfrentar essas desigualdades de forma eficaz, promovendo a diversidade e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica.</p> 2024-08-27T19:17:22-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/168 Impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho 2024-08-29T15:42:50-03:00 Cauã Rodrigues de Souza Silva cauars@gmail.com Raphael Lima Grabher raphael.l.grabher@gmail.com <p>A ascensão da inteligência artificial (IA) tem promovido transformações significativas no mercado de trabalho, gerando impactos em diversos setores econômicos. Este artigo busca investigar os efeitos da integração da IA no mercado de trabalho, com foco na identificação dos setores afetados e na necessidade de requalificação profissional oriunda da automação de tarefas propiciadas por tal uso. Por meio de uma revisão bibliográfica abrangente e da análise de dados empíricos serão examinados os desafios e oportunidades decorrentes dessa relação entre IA e mercado de trabalho. Os resultados obtidos<br>são discutidos em relação à literatura existente, destacando suas implicações teóricas e práticas. Com base nas conclusões, são propostas recomendações para políticas públicas, estratégias empresariais e planos de capacitação profissional, visando promover uma transição justa e equitativa para uma economia digital e automatizada. Este artigo contribui para o avanço do conhecimento sobre os impactos da IA no mercado de trabalho e oferece insights importantes para a formulação de respostas adequadas aos desafios emergentes nesse contexto.</p> 2024-08-29T15:42:42-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/169 Marketing de relacionamento e sua fidelização na era da tecnologia 2024-09-04T16:10:31-03:00 Rubênia Quirino de Oliveira da Silva rubeniaquirino@gmail.com Valéria Freitas de Oliveira valeriaa.freitas.oliveira@gmail.com Miriam Sousa Rocha miriamsousarocha@gmail.com Cesar Sequeira Caetano cesar_caetano@uol.com.br Carla Cristina Campos prof.carla.campos@drummond.com.br <p>A era da tecnologia vem tomando grandes proporções nas empresas com o uso das inteligências artificiais, e o marketing de relacionamento precisa estar atento a essas evoluções para conseguir atender seus clientes com satisfação visando a fidelização. Este artigo vem relatar que com o passar dos anos o marketing de relacionamento passou a ser importantíssimo para as empresas, sendo que um bom relacionamento mantém a empresa com vantagem no<br>mercado competitivo. A Inteligência Artificial (IA) veio também para ajudar as organizações no mercado corporativo, porém, quando o método é mal aplicado<br>pode arruinar anos de trabalho bem sucedido perante a sociedade. Esse estudo por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, bem como cases, mostra as dificuldades que os clientes enfrentam para a resolução dos problemas quando se trata de atendimento através das Inteligências Artificiais (IA), esses serviços que anteriormente eram realizados por meio dos teleatendimentos. As organizações necessitam de adaptações, pois é de conhecimento, que algumas pessoas apresentam certas limitações a esses atendimentos, como por exemplo a falta de acesso a internet e clientes com mais idade que não possuem afinidade tecnológica. A pesquisa quantitativa realizada com alguns clientes, baseia-se em um questionário para mensurar a percepção do consumidor a respeito dos atendimentos robotizados das empresas. Com isso foi analisado que, mesmo as organizações tendo uma boa relação com os clientes, existem pontos negativos no pós-venda que precisam ser melhorados com o uso da tecnologia, para que se possa criar um vínculo fiel e duradouro entre empresa e consumidor.</p> 2024-09-04T16:10:20-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Estudos e Negócios Academics