Curricularização e DCNS um estudo para matriz de administração

Conteúdo principal do artigo

Profa. Dra. Danielle Guglieri Lima

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral verificar a possibilidade de aplicação da curricularização da extensão, proposta pelo PNE (2014-2024), mais especificamente pela A Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 que trata dos “princípios, fundamentos e procedimentos que devem ser observados no planejamento, nas políticas, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do país”. De maneira específica a proposta é a de apresentar uma curricularização realizada em uma matriz curricular do curso de Administração de uma escola do ABC, considerando as DCNs necessárias para que seja mantido o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, e como determina Gil (2002), são necessárias a realização de duas pesquisas: bibliográfica e documental, esta no que diz respeito aos estudos das resoluções; e àquela no que diz respeito à significação da aprendizagem, conforme postula Moreira (2012) e aprendizagem autônoma, defendida por Freire (2002). Como resultados preliminares, ficou perceptível que o cruzamento de informações advindas dos estudos da curricularização e os conhecimentos advindos das DCNs dos cursos se mostra muito positivo, de forma que fortalece o estudante, enquanto se torna autônomo em sua forma de aprender; fortalece a instituição, que passa a remodelar seus cursos, sobretudo o de gestão, tornando-o mais interativo; e a sociedade, que se beneficia de pesquisas, ações, consultorias, discussões produtivas e desfruta de muitos benefícios que ancoram questões sociais locais e que promovem a investigação e ação por estudantes que aprendem na prática.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Dra. Danielle Guglieri Lima, Strong Business School

Prof. Dra. dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Publicidade da SBS. Pedagoga e Coordenadora do curso de Administração da mesma instituição. Contato: danielle.lima@esags.edu.br