Curricularização e DCNS um estudo para matriz de administração
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral verificar a possibilidade de aplicação da curricularização da extensão, proposta pelo PNE (2014-2024), mais especificamente pela A Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 que trata dos “princípios, fundamentos e procedimentos que devem ser observados no planejamento, nas políticas, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do país”. De maneira específica a proposta é a de apresentar uma curricularização realizada em uma matriz curricular do curso de Administração de uma escola do ABC, considerando as DCNs necessárias para que seja mantido o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, e como determina Gil (2002), são necessárias a realização de duas pesquisas: bibliográfica e documental, esta no que diz respeito aos estudos das resoluções; e àquela no que diz respeito à significação da aprendizagem, conforme postula Moreira (2012) e aprendizagem autônoma, defendida por Freire (2002). Como resultados preliminares, ficou perceptível que o cruzamento de informações advindas dos estudos da curricularização e os conhecimentos advindos das DCNs dos cursos se mostra muito positivo, de forma que fortalece o estudante, enquanto se torna autônomo em sua forma de aprender; fortalece a instituição, que passa a remodelar seus cursos, sobretudo o de gestão, tornando-o mais interativo; e a sociedade, que se beneficia de pesquisas, ações, consultorias, discussões produtivas e desfruta de muitos benefícios que ancoram questões sociais locais e que promovem a investigação e ação por estudantes que aprendem na prática.