Consistência financeira no regime de juros simples

Conteúdo principal do artigo

Prof. Dr. Gerson Lachtermacher
Prof. Dr. Clovis de Faro

Resumo

No sistema Financeiro de Habitação, as modalidades de financiamento mais empregadas são a Tabela Price, o Sistemas de Amortizações Constantes e, mais recentemente, tendo sido introduzido pela Caixa Econômica Federal, o Sistema de Amortizações Crescentes (SACRE). Entretanto, por serem fundamentados no regime de juros compostos, tem sido corrente decisões judiciais determinando suas respectivas substituições segundo os ditames do regime de juros simples. Contemplando tais eventualidades, desenvolve-se uma metodologia geral que possibilita, em cada caso, a determinação numérica da correspondente evolução do plano de financiamento.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Prof. Dr. Gerson Lachtermacher, Faculdade de Ciências Econômicas - FCE/UERJ

Doutor em Management Sciences - University of Waterloo (1993). Foi diretor de Gestão Acadêmica do IDE da Fundação Getúlio Vargas e professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes áreas: Finanças, Redes Neurais, Mineração de Dados e Pesquisa Operacional, pesquisador na Strong Business School. 

Prof. Dr. Clovis de Faro, Fundação Getulio Vargas - FGV

Ph.D. em Engenharia Industrial, Universidade de Stanford, Pós-Doutorado pela Universitat Müchen, U.M, Alemanha em Engenharia Econômica e Pesquisa Operacional (1981).