Os desafios da cultura de inovação para o desenvolvimento de projetos no ensino médio uma aplicação de design thinking

Conteúdo principal do artigo

Prof. Dr. Celso Jacubavicius
Prof. Lucas Gonçalves Mastria

Resumo

Uma proposta que garanta, entre outros objetivos específicos, a efetividade de um método de potencialização das capacidades de aprendizagem de jovens cursando o ensino médio e a maximização dos resultados frente aos recursos escolares deve ter uma base metodológica rígida, uma aplicação factível e apresentação de propostas finais efetivas. Assim é o que se apresenta neste relato: uma aplicação de Design Thinking, comumente aplicado em desenvolvimento de novos produtos em diversas áreas de negócios, é aqui utilizado como forma de aprendizagem ativa na criação de produtos com alunos de ensino médio através de uma plataforma de desenvolvimento, mão na massa nas etapas de construção e, como fechamento, apresentação dos projetos e seus resultados no modelo de elevator pitch. Como parte dos objetivos específicos da pesquisa, é possível, também, comparar esta atividade com o DSR (Design Science Research) aplicado nas indústrias em projetos de engenharia de produção.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Prof. Dr. Celso Jacubavicius, FATEC - Colégio Parthenon

Prof. Dr. em Administração com foco em economia na FATEC - Colégio Parthenon; contato: cjacubavicius@parthenonplus.com

Prof. Lucas Gonçalves Mastria, FATEC - Colégio Parthenon

Prof. Fatec - Colégio Parthenon; contato: lmastria@parthenonplus.com.