As dificuldades na área de recursos humanos para a implementação de um programa de diversidade e inclusão
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Resumo
Este trabalho objetiva identificar as dificuldades encontradas pelas organizações para implementar um programa de diversidade a partir de um estudo de caso de uma empresa familiar do ramo do entretenimento, averiguando as principais dificuldades encontradas para a implementação de um Programa de Diversidade e Inclusão, em que foram entrevistadas duas gestoras da área de Recursos Humanos. Por meio destas entrevistas, foram desenvolvidas categorias a partir da bibliografia estudada, e utilizada como metodologia para análise tanto das entrevistas quanto de conteúdo. Como resultados deste estudo, foram observadas as principais dificuldades em se implementar um Programa de Diversidade e Inclusão: Treinamento da Liderança - falta de capacitação dos líderes, em que enfatizo a necessidade em se treinar a liderança da empresa pesquisada, para que compreenda da importância em se implementar um Programa de Diversidade e Inclusão; Objetivos do Negócio - o não respeito as diferenças de cada indivíduo, em função da falta de compreensão e entendimento por parte dos líderes e colaboradores da empresa pesquisada, o que impacta em seus objetivos organizacionais; Diferenças Culturais - as diferenças culturais de cada indivíduo não são analisadas na empresa pesquisada, o que gera em alguns momentos conflitos culturais internos; Discriminação/Minorias Prejudicadas
- discriminação e minorias prejudicadas, em que foram identificadas práticas sutis de discriminação às minorias na empresa pesquisada, mas que são reduzidas e/ou extintas em função da falta de compreensão por parte dos líderes e colaboradores desta empresa pesquisada; Conscientização da Diversidade - falta de conscientização e compreensão do valor da diversidade e da inclusão das minorias, na empresa pesquisada e Viés Inconsciente - julgamentos de maneira não intencional, mas que são influenciados por pressuposições sobre um grupo e essas distorções são responsáveis por influenciar negativamente a tomada de decisão e o comportamento dos líderes da empresa pesquisada.