ENSINO REMOTO DESAFIOS E POSSIBILIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

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Profa. Dr. Denise Regina da Costa Aguiar
Profa. Me. Flávia Grecco Resende

Resumo

A partir da interrupção das atividades escolares presenciais em decorrência da pandemia COVID-19, objetiva-se nesse artigo analisar, a partir dos documentos oficiais e registros das reuniões formativas, as estratégias organizativas de uma unidade educacional. Justifica-se a necessidade desse estudo para compreender a administração escolar na gestão dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem dos estudantes remotamente. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa, por meio da revisão da literatura e análise documental em fontes secundárias, realizada em uma escola pública municipal de ensino fundamental (EMEF) no município de São Paulo. Os resultados evidenciam que as estratégias utilizadas na organização do trabalho pedagógico corroboraram na redução dos danos ocasionados pelo ensino remoto.

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Artigos
Biografia do Autor

Profa. Dr. Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP, docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Brasil, Integrante do grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire/PUCSP

Profa. Me. Flávia Grecco Resende, Universidade Brasil

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, docente na graduação em Pedagogia da mesma instituição de ensino superior e professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Educação de São Paulo