Marketing verde nas organizações brasileiras
Conteúdo principal do artigo
Resumo
O Marketing é uma estratégia empresarial para otimizar os lucros por meio da oferta de produtos ou serviços e pode ser aplicado de diversas
formas, como o Marketing Digital, Social e Verde, dentre outros, sendo que este último consiste em uma estratégia com o intuito de buscar realçar
os valores ambientais, os quais se dispõem em quatro pilares, a saber: Ecologia, Sociedade, Cultura e Economia. As empresas Nestlé, Boticário e Arezzo são exemplos de organizações que estão aplicando o Marketing Verde em suas estratégias, adotando medidas para contribuir com o meio ambiente, reduzindo o uso de materiais plásticos e utilizando embalagens recicláveis e reutilizáveis. O objetivo deste trabalho é, de maneira ampla, explorar questões teóricas acerca do tema, e, de maneira específica, analisar como as organizações aplicam o Marketing Verde atualmente. Para tanto se faz necessário que a pesquisa seja exploratória e bibliográfica, conforme Gil (2002). Os resultados esperados estão centrados em verificar como as três empresas em questão: Nestlé, Arezzo e o Boticário tratam da questão sustentável para fortalecer a sua relação com os clientes e, sobretudo, fortalecer a sua marca.