METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADORAS DO ENSINO REMOTO DEVIDO A PANDEMIA DE Covid-19 ESTUDO DE CASO APLICADO À DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Conteúdo principal do artigo

Profa. Dra. Kelly Cristina da Silva Pascoalino

Resumo

Este artigo trata do estudo de caso da criação e implementação do projeto “Desafio de Inovações” como parte integrante da metodologia de ensino e avaliação na componente curricular Física, nos três anos do ensino médio do Colégio Jesus Maria José em São Paulo. O projeto tem como objetivo atuar mediante as metodologias ativas de aprendizagem para contextualizar os conceitos físicos aprendidos pelos alunos. A ideia tomou força neste momento, devido a necessidade de se aplicar metodologias que tornem as aulas, e atividades atreladas a elas, mais interessantes. Isso porque, devido a pandemia de Covid-19 as aulas e demais atividades escolares passaram do modo presencial para o remoto, facilitando a perda de foco dos alunos ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos foram avaliados por meio de observações da professora responsável pelo projeto e de um questionário aplicado aos alunos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Dra. Kelly Cristina da Silva Pascoalino

Mestre e Doutora em Ciências, pelo programa de Tecnologia Nuclear da USP, Bacharel e Licenciada em Física, pela PUC São Paulo, atua hoje na área da educação, com destaque à orientação de projetos de iniciação científica júnior envolvendo robótica e automação.