MUDANÇAS DE HÁBITOS E QUALIDADE DE VIDA DURANTE A QUARENTENA DE ACORDO COM OS DIFERENTES GRUPOS GERACIONAIS

Conteúdo principal do artigo

Profa. Dra. Natacha Bertoia
Profa. Dra. Lina Eiko Nakata

Resumo

Diante do contexto da COVID-19, a quarentena foi uma das medidas governamentais adotadas em diferentes países, afetando a vida de milhões de indivíduos, inclusive dos brasileiros. Assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou descrever quais foram as mudanças de hábitos dos diferentes grupos geracionais, considerando sua qualidade de vida, principalmente em relação a lazer, sono, alimentação e outras atividades, sendo positivas ou negativas. Para isto, realizou-se uma survey eletrônica, que permitiu que os indivíduos respondessem o questionário online, durante a quarentena no Brasil, no mês de junho de 2020. Foram 492 participantes de diferentes gerações, sendo que a metade relatou que houve mudança em relação às atividades de lazer. Sobre a alimentação e sono, foi possível observar que houve variação na percepção dos indivíduos, visto que muitos passaram a se alimentar e dormir melhor, enquanto que outros não, ocasionando aumento no peso. Para as dimensões estudadas, foi possível identificar percepções distintas entre as gerações, confirmando algumas das descobertas de outros estudos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Dra. Natacha Bertoia, Strong Business School

Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2010). Professora assistente na Universidade Presbiteriana Mackenzie; professora da Escola Superior de Administração e Gestão STRONG ESAGS.

Profa. Dra. Lina Eiko Nakata, Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Lina Eiko Nakata - Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Northern Illinois University. Professora nos cursos de graduação do Ibmec e nos cursos de pós-graduação da FIA Business School, e cientista de dados do Great Place to Work. É presidente da PWN São Paulo (Professional Women Network) e diretora de marketing da Angrad.