REFLEXOS ACADÊMICOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA GLOBAL NO ENSINO SUPERIOR

Conteúdo principal do artigo

Prof. Me. Alexandre de Almeida
Prof. Dr. Eduardo Villas Boas
Prof. Me. Fábio Pires

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre o comportamento dos professores e da instituição neste momento de pandemia global e os reflexos acadêmicos advindos das novas tecnologias sobre os envolvidos direta e indiretamente nesse processo educacional, em que foram desenvolvidas abordagens qualitativa e quantitativa, com a realização de pesquisas “online” entre professores de uma escola privada de ensino superior, com aproximadamente 1000 alunos. O Objetivo foi observar como esse grupo de professores se comportaram e compreenderam a necessidade de adaptação, em menos de uma semana, no uso das novas tecnologias, em que 100 por cento do tempo do ambiente educacional está sendo realizado em plataformas digitais. O estudo se mostra relevante, no sentido de demostrar como professores, alunos e a administração da instituição construíram um elo de confiança, mantendo a qualidade e excelência do ensino, visto que neste momento de quarentena, pela pandemia do COVID 19, mostrou que muitos desafios deveriam ser superados e, mesmo com as barreiras existentes nesse processo, houve o êxito no resultado

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Prof. Me. Alexandre de Almeida, Strong Business School

Mestre em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC, MBA em Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas/ Universidade da Califórnia. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Centro de Informação - STRONG ESAGS.

Prof. Dr. Eduardo Villas Boas, Strong Business School

Mestre e doutor em Administração pela FEA- USP. É professor de disciplinas de gestão, metodologia, estratégia e empreendedorismo na STRONG-ESAGS e na Escola Superior de Empreendedorismo. Atua como pesquisador e consultor nas áreas de empreendedorismo e estratégia.

Prof. Me. Fábio Pires, Strong Business School

Mestre e doutor (em defesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor STRONG-ESAGS, nas disciplinas de Matemática, Estatística e Métodos Quantitativos, Coordenador do CAD Baixada Santista e Pesquisador da Escola Politécnica (USP) e UNISANTA.