COVID-19 E O SHOPPER reflexões sobre os impactos na experiência de compra no período pós-pandemia
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Resumo
Através de revisão bibliográfica, o presente estudo identifica as variáveis relevantes para a experiência de compra e como as restrições de convívio social, impostas pela pandemia do COVID-19, afetaram a dinâmica de compra do shopper. Delimitou-se a experiência de compra no ambiente físico e no ambiente online, por meio da análise dos aspectos envolvidos em cada ambiente, como também os benefícios e dificuldades de cada meio. Ao final, levantou-se os principais pontos de restrição impostos pela pandemia. Este estudo mostra que o comércio eletrônico foi a alternativa adotada pelo shopper para contornar os riscos e limitações do COVID-19, entretanto o canal de distribuição não estava preparado para a migração da compra física para o ambiente virtual. Além do trabalho técnico exigido para a implantação do comércio eletrônico, é necessária a integração holística entre físico e virtual, por meio das estratégias do omnichannel, que trabalha a convergência de todos os pontos de contato com a marca, a fim de garantir a continuidade da experiência de compra positiva do shopper.