A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA PANDEMIA NO ÂMBITO ESTADUAL
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Resumo
Esta pesquisa fundamenta-se na linha “Texto e discurso, nas modalidades oral e escrita”, de forma a visar à leitura e à produção de textos e discursos, sob o ponto de vista sócio-cognitivo-interacional, estando, pois, unida, especificamente, ao estudo do discurso da pandemia exposto no publicamente no site do Governo Estadual de São Paulo. Foram realizadas duas análises de posts deste governo sobre a perspectiva tridimensional da ACD. Este estudo conta, para a fundamentação teórica do levantamento bibliográfico e, para a escolha do corpus, mediante levantamento documental, retirados do site, com os estudos postulados por GIL (2002). Teoricamente busca conteúdo em diversos autores, mas se ancora nos estudos da ACD de Fairclough (1989) e (2001) bem como Kress e Hodje (1979) e Kress (1990), em menor escala. Como primeiros resultados se percebeu a dissonância entre os Governos Federal e Estadual (foco deste artigo) no tocante à questão da condução da pandemia e, adiante as perspectivas das dimensões de análise podem ser ampliadas e desdobradas em outros significados, explicitados linguisticamente, mas nem sempre absorvidos em uma leitura rápida.