O BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA GRAVITACIONAL

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Arthur Vinícius Salaro de Sousa
Ramon Bilha Azenha

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar as exportações brasileiras de açúcar sob a perspectiva do modelo gravitacional de comércio. Foram coletados os dados do Brasil e de seus 50 principais parceiros comerciais, num período de 10 anos entre 2011 e 2020. As variáveis utilizadas foram exportação anual de açúcar pelo Brasil; PIB do Brasil e dos parceiros comerciais; população do Brasil e dos parceiros comerciais; distância do Brasil e seus parceiros comerciais; e produção brasileira de açúcar. Os testes demonstraram dificuldade de adaptação do modelo para o caso específico das exportações de açúcar brasileiras além de problemas relacionados à adaptação do modelo gravitacional sob o uso de séries temporais, dada a sua maior aplicabilidade para modelos de corte transversal e dados em painel. O artigo demonstra um relativo avanço em relação ao que se têm na literatura econômica em relação a aplicação de modelos gravitacionais para a projeção de fluxos comerciais referentes a apenas um artigo, neste caso o açúcar.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arthur Vinícius Salaro de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

Graduado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, e mestrando em Economia pela UFABC.

Ramon Bilha Azenha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e mestrando em Economia pela UFABC.