TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO

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Profa. Ma. Flávia Grecco Resende

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades das tecnologias digitais para a aprendizagem remota. Para isso, realizou-se a análise de quatro artigos científicos publicados em 2020, que trouxeram em sua discussão importantes reflexões sobre os processos aprendizagem durante a crise sanitária ocasionada pela COVID- 19. Investigou-se possibilidades da ferramentas digitais na construção de saberes em tempos de pandemia. A metodologia utilizada para esse estudo foi de caráter qualitativo com revisão da literatura e análise documental. Buscou-se por meio da pesquisa compreender, a partir da abordagem metodológica selecionada, alguns dos
desafios encontraram no processo de aprendizagem remota, bem como as potencialidades para que os direitos de aprendizagem sejam garantidos. O referencial teórico deste estudo apoia-se em Freire (1996), Gabriel (2019) e em documentos legais analisados, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.694/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Cidade: Tecnologias para a Aprendizagem do Ensino Fundamental (2019). Por meio do referencial teórico, buscou-se subsídios para as discussões desse artigo, bem como algumas considerações a cerca do processo de ensino e aprendizagem remota. Conclui-se, a partir dessa pesquisa, que para o ensino remoto se tornar uma realidade na aprendizagem dos estudantes será necessária a formação contínua dos professores no uso das ferramentas tecnológicas, investimento em equipamentos e subsídios para o acesso à internet de todos os envolvidos no processo pedagógico.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Ma. Flávia Grecco Resende, Universidade Brasil

Mestre em Ciências, Psicopedagoga especializada em alfabetização e docente nos cursos de Pedagogia e Letras Libras da Universidade Brasil. e-mail.: flavia.resende@ub.edu.br