MARGOT FILMES CASO PARA ENSINO

Conteúdo principal do artigo

Profa. Dra. Dimária Silva e Meirelles
Prof. Me. Flavio Basta

Resumo

Este caso de ensino apresenta a trajetória da empresa do segmento audiovisual Margot Filmes a partir de sua idealização, em 1995, até 2020, evidenciando os principais dilemas organizacionais, relacionados ao processo estratégico de criação, configuração e apropriação de valor. Como instrumento de ensino, o caso foi elaborado para
apoiar reflexões sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Como objetivo secundário, o caso oferece aos leitores uma abordagem
sobre ferramentas para formatação do negócio, desenvolvimento e validação de ideias, inspiradas nos ensinamentos sobre Startups Enxutas (Lean Startups), Modelo de Negócios, Capacidades Dinâmicas, Sucessão Corporativa, Estratégia e Governança corporativa.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Dra. Dimária Silva e Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre e Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia (UFRJ). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas; Coordenadora do Grupo de Pesquisa GETCOS - Gestão, Tecnologia e Competência em Serviços; Membro da REDLAS (Rede Latino Americana de Pesquisa em Serviços).
Contato: dmeirelles@gmail.com

Prof. Me. Flavio Basta, Strong Business School

Doutorando em administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), especialista em Marketing (UFF) e em Comunicação Empresarial (ESPM). Atualmente é professor da Escola Superior de Administração e Gestão Strong (EAGS).
Contato: flaviobasta@gmail.com