PÓS-COVID-19 A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA RETOMADA DO SHOPPER AO PONTO-DE-VENDA FÍSICO

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Profa. Ma. Lucy de Lira Souza
André Rocha Paixão Machado
Carlos Eduardo Almeida Filho
Pedro Ricardo de Souza

Resumo

Através de revisão bibliográfi ca, o presente estudo procurou identifi car a relação entre o comportamento do shopper nos ambientes on-line e off-line e, a partir da análise das restrições de convívio social, impostas pela pandemia do Covid-19, conjecturar como a tecnologia auxiliará o varejista na retomada do tráfego de shoppers ao ponto-devenda físico. Apesar do crescimento exponencial do comercio eletrônico, a análise mostrou que o ponto-de-venda físico é relevante no composto de marketing, em vistas da sua contribuição para a experiência de compra. A compra virtual ainda não é uma realidade para parte da população de baixa renda, como também para a 3ª. idade, corroborando novamente a importância do ambiente físico. Se a pandemia ainda traz a restrição do convívio social, o contato com o staff de loja poderia ser substituído ou diminuído por meio de tecnologias de autoatendimento, a fi m de auxiliar o shopper no momento da compra e minimizar a rejeição à ida ao ponto-de-venda físico.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Profa. Ma. Lucy de Lira Souza

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

André Rocha Paixão Machado, Strong Business School

Aluno do curso de Economia pela Strong Business School Santo André.

Carlos Eduardo Almeida Filho, Strong Business School

Aluno do curso de Administração pela Strong Business School Santo André.

Pedro Ricardo de Souza, Strong Business School

Aluno do curso de Economia pela Strong Business School Santo André.