ESTRATÉGIA PARA MANTER A COMPETITIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO ESTILO DE LIDERANÇA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS

Conteúdo principal do artigo

Levy Silva Dias
Bruno Nascimento Tondim
Sabriny Gabrielle Teixeira de Brito Franco
Prof. Me. Pedro Veras dos Anjos

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar se eventos que contribuem para um ambiente de incerteza, como é o caso da pandemia do covid-19, faria com que empresários mudassem seus “estilos de liderança”, como estratégia para manter a competitividade de suas organizações. O foco de estudo escolhido foi a adoção do home office como novo modelo de trabalho, um exemplo prático de mudança contingencial. Uma vez que, o ponto de partida da pesquisa foi uma questão empírica, buscamos também no empirismo uma base para a resposta. Realizou-se então, uma pesquisa exploratória em uma empresa do setor de serviços portuários (G. Pierotti), que apresenta as condições necessárias para a realização do estudo (atividade em escritório e fora dele). O resultado da pesquisa demonstrou que é possível verificar uma mudança nos aspectos instrumentais no estilo de liderança, como, no caso, a mudança nas ferramentas de controle. Contudo, não é possível afirmar que são suficientes para interferir na competitividade da empresa. O estudo sugere que o estilo de liderança faz parte de um contexto mais amplo: a cultura da empresa, que merece ser mais profundamente pesquisado sob a luz da estratégia empresarial.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Levy Silva Dias, Strong Business School

Aluno de Administração de Santos - Strong Business School.

Bruno Nascimento Tondim, Strong Business School

 Aluno de Administração de Santos - Strong Business School.

Sabriny Gabrielle Teixeira de Brito Franco, Strong Business School

Aluno de Administração de Santos - Strong Business School.

Prof. Me. Pedro Veras dos Anjos, Strong Business School

Mestre em Gestão de Negócios, docente na Strong Business School.