INFRAESTRUTURA VERDE E OPORTUNIDADES DE SOLUÇÕES AGREGADORAS DE RESILIÊNCIA PARA A MATRIZ INTERMODAL DE TRANSPORTES DO BRASIL
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Resumo
Adequar os projetos de transportes e de logística ao discurso da sustentabilidade é pressuposto de um bom delineamento, tanto na fase inicial como nas subsequentes. Sendo assim, projetos atuais de transportes e de infraestrutura, devem incluir critérios que sejam representativos dessa sintonia. Qualquer comparação efetivada entre os três modos aquaviário, ferroviário e rodoviário, apresenta a maior racionalidade dos dois primeiros modos sobre o terceiro, em termos de aderência tanto quanto à sustentabilidade, quanto à trilogia de eficiências: energética, econômica e ambiental. A pesquisa sobre o binômio resiliência e investimentos verdes oferece a oportunidade de discussão dos elementos necessários e consequente fundamentação para que a resiliência seja a tônica do processo de restabelecimento do equilíbrio da matriz intermodal de transportes no Brasil. Quais serão os “stakeholders” desse processo? Qual a ponderação necessária e exigida para efetivar o desejável balanceamento entre esses agentes intervenientes de forma a viabilizar um conjunto analítico com efetividade? A Matriz de Repartição Intermodal de Transportes do Brasil é concentrada fortemente no modo de transporte rodoviário, com 63%, o que ocasiona um significativo impacto negativo sobre o meio-ambiente. A metodologia de renovação radical utiliza conceitos associados à resiliência, de forma tal que - por analogia – pode ser direcionada para investimentos em infraestrutura “verde”. Em tal cenário emerge o conceito de Ecologística, uma “Logística Ecológica”, para a qual é desenhada uma configuração institucional. Seria uma Logística com eco? (ou que repercuta?). Estas questões são idealizadas para fomentar pesquisas sobre o assunto. Ao final é inserido um CANVAS do projeto de uma infraestrutura verde por resiliência através do reequilíbrio da matriz intermodal de transportes no Brasil, que agrega: objetivo, justificativa, benefícios, características do produto, escopo, stakeholders, premissas e restrições, riscos, entregas, datas e investimentos.