FERROVIAS COMO FATOR DE RESILIÊNCIA PARA UMA INFRAESTRUTURA VERDE INCENTIVOS PRIVADOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

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Prof. Ph. D. Claudio Roberto Contador
Prof. D.Sc. Sergio Iaccarino

Resumo

O artigo discute duas questões relacionadas com os estímulos aos investimentos em ferrovias. A primeira apresenta a rentabilidade e o risco sob o ponto de vista privado das operações das ferrovias em comparação com outros tipos de transporte e os demais setores de atividade no Brasil, no período 2013-2018. As estimativas apontam que as operações das ferrovias têm retorno mais baixo, mas também risco menor do que os outros modos de transporte. A segunda questão se refere aos efeitos diferenciados dos vários modos de transporte sobre o meio ambiente e qualidade de vida, e lança ideias para uma análise social dos projetos, inserindo cálculos econômicos que quantificam as perdas evitadas com a substituição do modo de transporte rodoviário pelo modo de transporte ferroviário.


Este trabalho considera importante que sejam criadas linhas de pesquisa com propostas de reviravolta nos investimentos em infraestrutura, visando a projetos mais sustentáveis e no âmbito da filosofia de baixo carbono, tudo coerente com a atenção maior para o modo de transporte ferroviário, no âmbito da trilogia de eficiências energética-econômica-ambiental com maior adequação e resiliência à tão propalada, mas pouco utilizada sustentabilidade.


 

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Artigos
Biografia do Autor

Prof. Ph. D. Claudio Roberto Contador, Strong Business School

Economista, Ph.D. em Economia, Universidade de Chicago. Coordenador do Grupo ACB – Análise Custo-benefício da SILCON Estudos Econômicos. Professor-pesquisador da Strong Business School. E-mail diretoria@silcon.ecn.br.

Prof. D.Sc. Sergio Iaccarino

Engenheiro, D.Sc. em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ, Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério da Economia, em exercício no Ministério da Infraestrutura. E-mail: sergio.iaccarino@infraestrutura.gov.br.