ESTRATÉGIA DE MARKETING NO E-SPORT ESTUDO DE CASO PARA O DESENVOLVIMENTO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
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Resumo
Com o constante crescimento do mercado de jogos eletrônicos, surgiram novas oportunidades de negócio no setor. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo de caso de uma empresa do ramo de jogos eletrônicos (e-sports), de forma a entender o seu mercado e desenvolver uma proposta de utilização das redes sociais como mecanismo de alavancagem dos produtos e serviços, assim como de desenvolvimento de novas oportunidades. O mercado atrai um grande público ao redor do mundo, gerando uma indústria de entretenimento bilionária. O Brasil é um grande mercado deste setor, fazendo com que o estudo proposto possa contribuir com o desenvolvimento de negócios na área. A pesquisa tem natureza teórica e segue uma abordagem exploratória. O estudo de caso baseou-se na empresa GamerXP Arena, na cidade de Santos/SP. Foram aplicados questionários diversos com o objetivo de conhecer a empresa, seu público e sua área de atuação. Após a realização do estudo, constatou-se que, mesmo dentre os desafios comportamentais do público online, o uso das redes sociais configura como boa oportunidade ao negócio para aproveitar o mercado e-sports. O estudo propõe o uso das redes sociais indicando a rede e a forma de utilização da mesma para cada tipo de produto ou serviço da empresa, considerando as informações obtidas no levantamento bibliográfico e de campo.